Seguidores

Um adeus? Ou um ate logo?


Só com a agonia da despedida somos capazes de compreender a profundidade do nosso amor. (George Eliot)


Hoje acordei com um profundo desejo de escrever algo sobre despedidas. É um pouco difícil de falar a cerca de algo que dói tanto uma vez que quando no submetemos a mesma a sensação de perda é eminente. Perder algo ou alguém,  nos faz lembrar o quanto somos humanos e limitados,perdidos dentro de uma mar de emoções que se contrastam dando forma a quem de fato somos.
Nós não nascemos dotados de capacidade para conseguir lidar com perdas sem termos que  pagar algum preço por isso, o preço nesse caso seria a dor e a saudade.Essa mesma saudade que tem um efeito d um ácido corrosivo dentro de nós e nos faz sentir aquela sensação de sermos espremidos ate não aguentarmos mais e enfim transbordarmos pelos olhos.
A primeira vista pode ate parecer um exagero a afirmação acima, é pode ate parecer sim, compreendo que cada um tem formas pessoas de lidar seus sentimentos, e que esses sentimentos são relativos, mas enfim estou apenas exteriorizando aquilo que compreendo por despedi-se de alguém ou de algo.

Despedir-se de algo ou alguém sempre nos deixa a sensação de um adeus? Ou um ate logo? Um ate logo se torna um adeus na medida em que valorizamos algo ou alguém que estar se despedindo, isso inclui apego, afeição e também o tanto de amor e carinho que depositamos em algo ou alguém que esta partindo, por exemplo, a priori você pode sentir muito quando um amigo seu parte para outro lugar esse ate logo supostamente sustentados cai em desuso com a chegada do adeus, isso quer dizer que a ausência nos faz adaptarmos a novos ares e novas situações. Mas existem casos de adeus que se tornam ate logo, por exemplo, na perda de um ente querido, você pode da  adeus aquela matéria orgânica que estava ao seu lado, porem o fato de ter partido significa apenas um ate logo para um possível reencontro num futuro longínquo.
De qualquer uma das formas a sensação de perda é eminente e a dor causada por essa perca pode se tornar periódica ou sumir depois de um tempo, isso vai de cada um e das cargas emocionais depositadas sobre aquele que parte.

Por: Kassyane Lopes  


8 comentários:

  1. Bom dia amiga
    A dor da perda tem a intensidade do amor. E a saudade que fica corrói o coração aos pouquinhos. Quando ela se torna insuportável vem as lágrimas para dar alívio o coração.
    Linda reflexão. Um natal de harmonia e amor. Sucesso em 2013
    Beijos e ótimo domingo
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Kassyane querida,
    parabéns pra nós amiga, vi que tu também foi homenageada pelo nosso querido amigo, que é uma benção!
    Beijão
    Sarinha


    ResponderExcluir
  3. Olá Kassyane!
    Despedidas são sempre desagradáveis,sejam breves ou não.
    Eu,pelo menos não gosto.Mas precisamos conviver com isso,porque faz parte da vida.
    Um grande abraço,com votos de um Natal de paz e um 2013 repleto de bençãos.

    ResponderExcluir
  4. De de perdas em momentos se torna difícil. Inicio deste mês enterrei meu pai na véspera do aniversário do meu filho mais novo, entre outras perdas que tive este ano. Mas sobrevivemos, como diz o velho ditado: "o que não mata nos fortifica".
    Coisas da vida... Perdas são sem duvidas dolorosas via por onde caminhamos em determinados momentos da vida.

    ResponderExcluir
  5. Feliz ano novo amiga,
    que 2013 venha carregado de bençãos
    Sarinha

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite!
    Sou do grupo Educadores Multiplicadores e passei aqui para visitar e achei tudo muito interessante.Parabéns!
    Estou te seguindo. Aguardo a sua visita.
    http://professoracleides.blogspot.com.br/
    http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/
    eu tenho outros Blogs.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Multiplicador(a), Feliz 2013 de muitas coisas boas pra você e sua família!

    Nossa postagem mais recente trás um resumo de 2012, citando os TOP10: quem mais enviou visitas; as postagens mais visualizadas e quem mais comentou no E.M.. E ainda algumas informações úteis à parceria. Veja se seu nome e/ou seu blog estão nas listas. Não deixe de ler, é muito importante!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/01/em-2013-os-educadores-escrevem-historia.html

    Em 2013 teremos boas novidades para os Educadores Multiplicadores. Mas para que elas aconteçam, verdadeiramente, sua participação é fundamental.

    Já somos mais de 100 Multiplicadores e vai continuar aumentando de maneira saudável. Pensando nesse crescimento e agilidade na comunicação entre o E.M. e os parceiros, estamos solicitando que entre em contato conosco pela aba de @contatos do E.M. ou do Marquecomx e nos envie:

    E-mail, nome de seu blog cadastrado e link do mesmo.

    Com isto iremos criar uma lista de e-mails e blogs (não iremos publicar sue e-mail no blog, de forma alguma). Servirá exclusivamente para facilitar/agilizar e muito a nossa comunicação, sobrando tempo para as atualizações no E.M. necessárias pra dinamizar a interação entre todos.

    Fico grato pela colaboração e compreensão. Muito obrigado,

    Irivan Rodrigues.

    ResponderExcluir
  8. Olá Kassyane,

    A dor da perda é a mais fatal para mim, é muito difícil, ainda estou aprendendo a lidar com isso...

    Obrigada pela visita

    Abçs

    ResponderExcluir

Compartilhe comigo suas experiencias atraves dos comentários, leia cada post e instra seu comentario baseado no mesmo, evite frase cliches, e independente das parcerias sempre que puder estarei visitando-os e retribuindo a visitinha, obrigada.